DMC traz um novo visual ao Devil May Cry, reinventando a franquia e trazendo uma nova cara ao protagonista. O estilo de luta se mantém, mas ainda mais intenso e desenvolvido, deixando algo inovador e ao mesmo tempo fiel. A jogabilidade agora está mais sombria e brutal, reescrevendo a série. Desta vez o cenário é contemporâneo e Dante procura vingança em um mundo onde o bem e o mal se misturam constantemente.
O Dante de DmC é um jovem que não vê porque respeitar a sociedade ou qualquer autoridade. Dante sabe que não é humano nem demônio, como aqueles que o atormentaram durante toda sua vida. O jogo decorre num universo paralelo da série Devil May Cry e na sua viagem através da cidade fictícia de Limbo, uma cidade que aparentemente calma no início, mas que se transforma numa retorcida paródia de si mesma com demónios e outras monstruosidades, que como ela, frequentemente tentam matar Dante.
Durante a história, Dante conhece uma moça chamada Kat que o leva-o a conhecer o chefe da "The Order", uma organização vista pela imprensa como terrorista, que luta contra os demónios de Limbo. Vergil é o chefe da "The Order" e recruta Dante para lutar com ele. Enquanto luta contra os inimigos Dante descobre que é um Nefilim, filho de um anjo e de um demónio. Ele está descobrindo o preço de ser filho de um demônio com um anjo. Essa dupla personalidade influencia completamente o gameplay; Dante invoca habilidades de anjos e demônios à sua vontade, transformando a espada Rebellion e afetando dramaticamente o ritmo de movimento e combate. Durante o jogo, Dante é perseguido por Mundus (interpretado nesta versão como um demónio de aparência humana com um complexo de Deus), que procura matar Dante.
Os jogadores assumem o papel de Dante enquanto ele usa os seus poderes e armas para lutar contra os inimigos e navegar na traiçoeira Limbo. Igual aos jogos anteriores da série, Dante pode realizar combinações de golpes, atacando com a sua espada, Rebellion, e disparar com as suas pistolas gémeas, Ébano e Marfim. Novo na série são os modificadores de Dante, conhecido como Modo Anjo e Modo Diabo, que são activados pressionando um dos botões de disparo.
Quando em Modo Anjo, a espada de ataque de Dante é a Osíris, uma arma tipo foice, enquanto no Modo Diabo, Dante usa a Arbiter, uma arma mais lenta mas também mais poderosa. Estes modos também alteram a mobilidade de Dante. Usando o Modo de Anjo permite a Dante puxar-se a si mesmo na direcção dos inimigos e vários pontos em cada nível, enquanto o Modo Diabo permite a Dante puxar os inimigos e objectos na direcção dele. Dante também é capaz de saltar sobre grandes buracos no modo de Anjo.
Para criar DmC, a Capcom se uniu ao estúdio inglês Ninja Theory, conhecido por fazer games de ação com personagens fortes e narrativas intensas, com alta qualidade de produção. A combinação do conhecimento da Ninja Theory com a experiência imbatível da Capcom em games de combate está fazendo com que o novo game desta série multi-milionária permaneça fiel ao DNA de Devil May Cry, tão estimado pelos fãs, enquanto eleva a produção a um novo nível de qualidade cinemática.
Características gerais
Esta DLC ativa o localizador de itens, ajudando Dante a encontrar Almas Perdidas, Chaves e Portas de Prata. Nesse estado, as armas de Dante se transformam em ouro.