Em Devil May Cry 4, o grande herói Dante, filho do demônio Sparda, desta vez foi posto de lado em favor do estreante Nero.
A história se passa após os eventos de "Devil May Cry 2" (o "3" funcionou como "prequel", mostrando eventos anteriores aos do resto da saga), começando em grande estilo, com o brutal e surpreendente ataque de Dante a um culto da Ordem da Espada - adoradores de Sparda e governantes da cidade de Fortuna -, colocando-o à frente do jovem cavaleiro Nero, com quem compartilha uma forte semelhança física.
Como ainda mantém algumas influências do "survival horror", o jogo preserva um senso de exploração, mesmo pequeno, fazendo com que o jogador busque itens que propiciam poderes especiais ou outras facilidades para que ele siga à diante pelos estágios.
Nada muito complicado, baseado geralmente em uma fórmula que mistura tentativa e erro, com repetição: se o jogador se encontra em uma bifurcação, por exemplo, ele descobrirá que, na maioria das vezes, um caminho está obstruído e outro aberto. Ele então precisará percorrer o disponível, resolver o que o jogo propõe, e voltar depois com a solução para habilitar o outro, com um chefão gigantesco e monstruoso esperando ao final.
Várias partes do cenário podem ser destruídas, liberando pequenos glóbulos de energia, de cores variadas, que servem para propósitos distintos, como recuperar pontos na barra de energia ou de ataque especial.
Outro aspecto que se mantém fiel à fórmula da franquia é o foco voltado especialmente para os combates intensos. Hordas de inimigos atacam ao mesmo tempo, tornando essencial o incessante uso de golpes de espada e tiros de revólver, além de poderes especiais.
Os chefes são monstruosos e colossais. A modelagem e o desenho dos personagens são bastante peculiares e em alguns momentos evidenciam a origem japonesa da série com figurinos extravagantes e personagens com um leve aspecto de mangá.
Já a trilha sonora age de maneira bastante adequada a cada momento do jogo. Quando os demônios lhe cercam, a música é rápida e frenética, mas quando o momento é de exploração, tudo fica mais calmo e silencioso.